segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Nostalgia dos pequenos museus

            Inspirado por momentos de nostalgia, resolvi nesta últimas férias escolares e recesso visitar alguns museus. Uma curiosidade da palavra museu é que significado original da palavra “museu” vem do grego mouseion: “templo ou morada das musas, ou seja, um local de inspiração divina e de onde provinham aquelas que estimulavam a criativade dos artistas e intelectuais”.
Museu de Itaí - SP
        Sempre gostei de história de trabalho de campo, leituras e acompanhar novas teses. Quando era garoto entre os 12  a 16 anos me envolvi com várias pessoas de minha cidade natal, Itaí - SP, a começar organizar um pequeno museu, a 30 anos atrás mais ou menos ele deu bons passos e avançou e conseguiu um lugar e acolhimento pelo município e a prefeitura o mantém. Assim retornei agora nessas férias para visitá-lo. Me surpreendi como seu acervo cresceu e está tão rico, por outro lado hoje todo o material para exposição está espremido em 80 metros quadrados e ainda o acervo da biblioteca pública foi incorporado a ele, aumentando a pressão.
Museu de Itaí - SP
       Mas o pequeno museu tem uma série de curiosidades do próprio município, como urnas indígenas,  rochas com pegadas "dos dinossauros", material de uso doméstico desenvolvido na região da lida no café e da criação de gado dos idos tempos da cidade.
Mesa Administrador- Itu - SP
      Bem segue algumas fotos e acho importantíssimo que você passando pela cidade de Itaí - SP,  dê uma chegada lá fica  na Rua Voluntário de Trinta e Dois - Centro, Itaí - SP, 18730-000 e se for pesquisador melhor ainda... há muito para se  ver e da para trabalhar lá.
Taipa de Pilão - Museu Energia Itu-SP
      Aproveitando o momento visitei também o Museu da Energia em Itu, sempre limpinho e organizado  apresenta a história do uso e distribuição da energia elétrica no Brasil e em nossa região. Nesse museu ainda pode se observar a construção do mesmo, em dois andares  feito em taipa de pilão.

+Paulo Roberto da Fonseca 




Nenhum comentário:

Postar um comentário