sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O segredo das Campeãs do Idesp


10 segredos das melhores escolas estaduais da capital


AÇÕES DE SUCESSO  - IDESP
1. Pais participativos 
2. Professores motivados 
3. Ambiente limpo e organizado 
4. Continuidade da gestão 
5. Boa infra-estrutura 
6. Parcerias com instituições privadas 
7. Trabalho em equipe 
8. Rigidez com alunos e atenção aos professores 
9. Foco na aprendizagem 
10. Inclusão digital
1. Pais participativos
 
A continuidade da gestão da direção se mostrou um dos fatores fundamentais para o bom desempenho das escolas no Idesp. Nao Blanca, a diretora Edy Baldassi está desde 2002 no cargo. Maria Cleusa Martins dirige os funcionários, professores e alunos da Rui Bloem há seis anos. Na Ennio Voss, Tatiana Kym assumiu a direção há cerca de um mês, após uma gestão de dez anos da antiga diretora, Cleusa Pulice. "Não tenho dúvidas de que esse resultado se deve, em grande parte, a um trabalho de longos anos da antiga direção", diz Tatiana. "A pequena rotatividade de professores e da direção foi importantíssima para o nosso desempenho", afirma Solange Ribeiro, vice-diretora da Blanco
5. Boa infraestrutura



A Blanca, a Ennio Voss e a Rui Bloem contam com sala de leitura, laboratório de informática, salas de aula limpas e espaçosas, quadras de esportes, anfiteatro, além de prédios bem cuidados. Esse fator se mostrou importante para o bom desempenho das escolas principalmente entre os alunos, que demonstram satisfação com as possibilidades oferecidas pelas escolas. "É muito bom estudar em uma escola que tem estrutura e é 'arrumadinha'", diz Paula Maria Suassuna, do 3º ano da Rui Bloem. Mas não basta ter uma boa infra-estrutura sem cuidar dela. É essencial que tudo seja limpo e organizado. Nas três escolas campeãs, os espaços além da sala de aula são parte importante na formação das crianças e adolescentes
6. Parcerias com instituições privada

Diante dos recursos limitados das escolas públicas, fazer parcerias com instituições privadas pode ser uma forma de oferecer aos alunos recursos a que eles não teriam acesso de outra maneira. Na Rui Bloem, por exemplo, os estudantes do 2º e do 3º ano podem tirar dúvidas sobre as disciplinas escolares na unidade do Jabaquara do cursinho Objetivo, além de receber descontos caso queiram se matricular no pré-vestibular da mesma instituição. A escola também recebe gratuitamente material didático do grupo. A parceria é fundamental principalmente para os alunos que pretendem ingressar na universidade. Já a Ennio Voss, por meio do projeto Parceiros da Educação, foi adotado pela Vivo, que doou 35 notebooks para a escola, além de ter feito um levantamento das principais necessidades do colégio para dar início a um plano de investimentos. Qualquer escola pode demonstrar interesse em participar do projeto. Basta que o diretor entre em contato com o Parceiros da Educação pelo e-mail contato@parceirosdaeducacao.org.br

7. Trabalho em equipe

 A maior diferença da Blanca em relação a todas as outras escolas em que trabalhei é o espírito de equipe que existe aqui", afirmaMarta Rezende, coordenadora pedagógica de 1ª a 4ª série. Segundo ela, na Blanca, todos os professores e funcionários trabalham unidos. "É um trabalho muito contagiante", conta. Na Ennio Voss e na Rui Bloem, essa característica se repete e é atribuída principalmente ao trabalho das diretoras, consideradas as responsáveis pela motivação de professores e funcionários. "Tudo começa com a direção, que tem a responsabilidade de formar uma boa equipe", diz Eliana Marquezin, coordenadora pedagógica da escola de Ensino Médio
 
8. Rigidez com alunos e  atenção aos professores


Disciplina e rigidez na medida certa são essenciais para a qualidade de uma escola, comprovam a experiência das campeãs do Idesp na capital paulista. Isso vale para alunos e professores. "Aqui na Rui Bloem, os professores só podem faltar se avisarem com antecedência", afirma a diretora Maria Cleusa. "Não adianta ter rigidez só com os alunos. Os professores também devem respeitar as regras." Na Ennio Voss, a rigidez da direção e dos professores faz com que os problemas de indisciplina sejam raros. "Nós estamos sempre em contato com os pais e não deixamos de avisá-los quando os alunos cabulam aula, por exemplo. E a maioria gosta dessa rigidez", conta a diretora
9. Foco na aprendizagem

As três campeãs do Idesp na cidade de São Paulo trabalham com foco na aprendizagem. O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), um dos itens que compõem o Idesp, é utilizado pelas escolas como forma de levantar e analisar as dificuldades dos alunos. "A partir de um levantamento, estabelecemos um plano de trabalho em que a produção de textos foi intensificada", conta Solange, vice-diretora da Blanca. As escolas também trabalham de olho nas metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. Outro ponto em comum é a atenção dada aos alunos que apresentam mais dificuldades de aprendizagem. Recuperação aos sábados, turmas especiais para alunos repetentes e trabalho especial com psicólogos são alguns dos recursos das escolas para ajudar as crianças e adolescentes com mais dificuldades
10. Inclusão digital

Já é consenso entre especialistas que o acesso à internet e a ferramentas tecnológicas é essencial na formação de crianças e adolescentes. Não basta que as escolas tenham computadores se eles não forem conectados à Internet, por exemplo. Nas três escolas visitadas pela reportagem do Educar, um dos pontos de maior destaque foi justamente a qualidade das salas de informática. Com computadores novos e conectados, as salas ficam à disposição dos alunos durante o horário das aulas e no contraturno. Na Rui Bloem, os estudantes usam os computadores para fazer trabalhos pedidos pelos professores e também apara acessar ferramentas como MSN, Orkut e blogs, que estão entre as preferidas dos adolescentes. Já os alunos da Ennio Voss têm acesso a notebooks


fonte : http://educarparacrescer.abril.com.br/
Redação / Edição  @tveducação



As três escolas atribuem os resultados obtidos no Idesp em grande parte à familia dos alunos, que, em sua maioria, é participativa e interessada na Educação dos filhos. "Os pais não deixam de vir nas reuniões que fazemos aos sábados e nunca falta gente para ajudar na organização das festas da escola", afirma a diretora da Ennio Voss, Tatiana Kym. O mesmo acontece na Blanca e na Rui Bloem, que têm APMs (Associações de Pais e Mestres) muito atuantes. "É necessário buscar uma parceria ideal, sem delegar plenos poderes nem transferir para a escola toda a formação das crianças", diz Marta Rezende, coordenadora pedagógica da Blanca. Mesmo no Ensino Médio, é fundamental que a família esteja atenta ao desempenho escolar do adolescente, alerta Maria Cleusa Martins, diretora do Rui
2. Professores motivados

E consenso entre diretores, alunos, pais e até entre os próprios professores que um dos fatores que mais influem na qualidade de uma escola é a motivação dos mestres. Não basta cumprir horário ou apenas aplicar avaliações. Na Rui Bloem, por exemplo, os professores procuram trabalhar com materiais diversificados, como músicas e filmes, para despertar o interesse dos adolescentes. As coordenadoras pedagógicas da Ennio Voss, Vera Lúcia Torres e Edith Paes, admitem que enfrentam muitas adversidades, mas nem por isso deixam de fazer o seu trabalho. "O ideal seria que tivéssemos apenas 20 alunos por sala, em vez de 35, e que o salário dos professores fosse digno. Mas isso não é desculpa para não trabalhar direito", afirma Edith. Para que os professores sejam empenhados, é fundamental um bom trabalho da direção. Na Ennio Voss, segundo Tatiana Kym, a principal responsável pelo bom trabalho dos professores atualmente é a antiga diretora, que ficou dez anos no cargo
3. Ambiente limpo e organizado
 
Todas as três escolas visitadas pela reportagem do Educar impressionam pela organização, limpeza e ambiente agradável. Nada de paredes e carteiras riscadas, pintura deteriorada ou instalações em más condições de uso. Nao Blanca, há cópias de obras de arte nos corredores. Na Rui Bloem, as paredes são pintadas com cores vivas, transformando a escola em um ambiente alegre. Na Ennio Voss, há uma pequena sala de estar logo na entrada do colégio, com cadeiras especiais para receber os visitantes. A organização e a limpeza das escolas estão diretamente ligadas à rigidez dos professores e da direção, o que imimpede que os alunos cometam pequenos atos de vandalismo, como riscar as paredes e jogar lixo no chão
4. Continuidade da gestão

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