sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arqueologia e teorização em sala de aula

     No sexto ano do Ensino Fundamental e no primeiro ano do Ensino Médio, abordamos o surgimento do homem e se segue o assunto a respeito de como a história  conseguiu tantos dados sobre a vida do homem pré-histórico.
     Então desenvolvi uma teorização que da pra fazer em sala com o lixo da própria sala (ou preparado)
     Primeiro aço uma introdução sobre o trabalho do arqueólogo que ele mexe muito com o lixo, o cemitério e o banheiro dos antigos (nada glorioso)
     A seguir abro o lixo (use luvas) e explico que é de uma Nova Civilização, que daremos o nome da sala  Civilização 1º B (por exemplo) e peço a ajuda para definirmos o que achamos, já que tudo que vemos ali não conhecemos.
     Achamos por exemplo               Chamamos - para ilustrar a aula
 
    Copos descartáveis  - de vasilha de uma certa fibra        200 ml
     Copos de café          - de vasilha de uma certa fibra com  50 ml  liquido doce
     Faisca de pão           - uma massa pastosa parece ter sido feita de semente
     Embalagem yogurt  - vasilha de uma certa  fibra com restos lácteo
     Folha com anotação - fibra de madeira com símbolos sequencial e repetitivos
     Restos de frutas        - Restos de frutas 

    Seguimos para teorização, vendo parte a parte por exemplo 
                             Cereais - Massa pastosa                              Diabetes - Açúcar
     Alimentação    Frutas                                       Doenças     Cárie
                              Açúcar                                                        Obesidade ( massa cereal)
  
                          Agricultor - cereais e frutas
    Ofícios          Artesão  - Vasilhas                     Escrevem    Sim - fibra de madeira com
                          Pecuarista   - leite                                          símbolos 

Assim temos nossa  Civilização básica, muito lúdico e o exemplo para os alunos de forma fácil e interessante de aprender





Um abraço 

Professor Paulo




 

                         
                  






Nenhum comentário:

Postar um comentário