quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

*Liberdade:
     Liberdade como direito é o mesmo que dizer que ninguém pode ser servo nem escravo.Ninguém pode ser preso por causa de suas opiniões políticas ou religiosas,e que todos tem o livre arbítrio de fazer suas próprias escolhas,sem que haja contestações de outros.
    Ter liberdade não implica em fazer o que se quer,pois há limites.Anossa liberdade acaba quando a do outro começa e ,com isso,temos que fazer o que queremos mas sem deixar de pensar como o próximo se sentirá diante de nossas ações.


~Viviane do Nascimento e Moniquele Carolini de Lima~
 
*Igualdade:
   Igualdade é o ato de não haver distinções,não levantar diferenças.
  Dentro de uma sociedade que se estabeleceu,há anos atrás,sobre conjunto de "raças" e sistemas financeiros,a igualdade se tornou algo ainda não assegurado a todos os indivíduos.
     Há tempos atrás,durante as "revoluções burguesas",por mais que a idéia da  representação coletiva tenha saído vitoriosa,os legisladores restringiram a participação do povo pelo voto.Isso também aconteceu no início do parlamentarismo inglês  da república norte-americana,no qual só votava quem tivesse determinada renda.Já na França,após 1795,exclui-se o direito do voto aos analfabetos.Existiu a igualdade e a liberdade imposta em 1789,pela Declaração dos Direitos dos homens e dos cidadãos?
    E foi nessa mesma época que estabeleceu a idéia de que a prioridade era um direito adquirido a cada cidadão.Quem eram esses cidadãos?Na Inglaterra eram os empresários rurais,na França a burguesia e nos EUA os fazendeiros escravocratas que mantiveram seus escravos,pois não eram considerados,aos olhos da República,cidadãos.
    O corpo social atual consiste em designar negros e pobres como submissos,tal desigualdade influenciada dos tempos anteriores,onde escravos e camponeses serviam a alta burguesia e nobreza.
~Viviane do Nascimento~
 
*Fraternidade:
   Fraternidade é um conceito filosófico profundamente ligado ás idéias de liberdade e igualdade e com os quais forma o tripé que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês.
   A idéia de fraternidade estabelece que o homem,como animal político,fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade,visto que em essência:são como irmãos (fraternos).Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens,pois,por princípio,todos os homens são iguais.
  Existem várias formas de expressá-la de vivênciá-la e de colocá-la em prática:participando de campanhas de arrecadação de agasalhos e mantimentos,fazendo trabalho voluntário,integrando-se a algum grupo ou ONG...todas essas práticas são de extrema demonstração de amor e compaixão ao próximo.Um ato de fraternidade.
~Moniquele Carolini de Lima~
 
Texto enviado por colaborador, sem edição ou correção 
Alunas:Moniquele Carolini de Lima N°:27  Viviane do Nascimento      N°40  2 Série: 2°A  Professor Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário