Como vimos anteriormente, o pós-final de ano trás alguns descontentamentos as pessoas em relação ao seu peso corporal devido aos exageros na alimentação durante as férias. Nessa perspectiva, fornecemos três opções de como diminuir o peso extra que fora adquirido nesse período e sugerimos que a mais interessante seria aquela em que alimentação equilibrada e prática de atividade física andam de mãos dadas.
Em relação à alimentação, reafirmo que o melhor a fazer é procurar um nutricionista para que este prescreva a dieta adequada às suas necessidades diárias. Quanto à atividade física, explicarei suas nuances e posteriormente algumas dicas de exercícios.
Anteriormente, o aumento de peso corporal foi abordado na forma de acúmulo de gordura e não por causa do aumento de massa muscular. Assim, os exercícios escolhidos devem ser para diminuir esse acúmulo excessivo de gordura no corpo.
Existem dois tipos de exercícios: os exercícios de curta duração, chamados de anaeróbios e os exercícios de longa duração, chamados de aeróbios. Os exercícios anaeróbios são aqueles que utilizam como fonte primária de energia para produção de movimento um substrato chamado glicogênio, proveniente da degradação – sem presença de oxigênio – de carboidratos e não da gordura, tornando esse exercício desinteressante para a perda de peso. De modo contrário, a produção de energia em exercícios prolongados se dá pela oxidação (presença de oxigênio) de carboidratos e, predominantemente, de gordura (especialmente em atividades que ultrapassem os 20 minutos de duração, em intensidade baixa à moderada).
Dessa maneira, se você caminhar, correr ou nadar, entre outras atividades físicas, por um período superior a 20 minutos ininterruptamente, alguns dias da semana, aliada a uma alimentação saudável, a gordura acumulada no corpo com certeza diminuirá.
Vale lembrar que esses exercícios são somente dicas e que o melhor a fazer é sempre procurar um profissional da área para que este faça um acompanhamento da sua evolução, tanto física quanto alimentar.
Uma ótima semana a todos!
David Zacarias de Brito, prof.
texto enviado por colaborador, sem edição ou correção ortografica
Nenhum comentário:
Postar um comentário