domingo, 6 de setembro de 2015

VARIÁVEIS DO TREINAMENTO: O QUE SÃO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE FÍSICA




Em rodas de conversas com amigos, parentes e colegas de trabalho sempre surge uma pergunta muito intrigante a todos nós: qual o melhor exercício para emagrecer? Sabemos que qualquer atividade física leva o nosso corpo a sofrer modificações e, assim, o exercício deve ser escolhido de acordo com o objetivo desejado.
Para responder a essa pergunta vou recorrer ao tema da coluna passada, aonde vimos que o melhor exercício para se alcançar esse objetivo – o de emagrecer – são aqueles realizados durante um longo período de tempo, chamados de exercícios aeróbios. Mas para que qualquer atividade física seja eficiente, é necessário que alguns fundamentos para a sua elaboração sejam respeitados, e são chamados de Variáveis de Treinamento.
Então você se pergunta: o que seriam essas Variáveis de Treinamento? As variáveis de treinamento são aspectos de uma ou várias sessões de treinos que nos permitem planejar sua dinâmica, como volume, intensidade, freqüência e intervalo dos treinos. O volume é a variável que controla a quantidade de exercício realizado, como, por exemplo, realizar um volume de 10 km de corrida numa sessão de treino.  A intensidade, nessa mesma sessão de treinamento, seria a velocidade em que você percorre esses 10 km. Assim, a freqüência e o intervalo seriam, respectivamente, quantas vezes na semana você irá realizar esse mesmo treino e o descanso entre essas sessões.
Como as pessoas que estão acima do peso buscam a qualidade de vida e a manutenção da saúde, além da parte estética também, o ideal é a realização de qualquer atividade física de 3 a 4 vezes por semana, respeitando os intervalos entre as sessões – de acordo com o volume e a intensidade – para que o corpo descanse e se recupere para a próxima sessão.
Uma ótima semana a todos!

David Zacarias de Brito 

Texto enviado por colaborador - sem edição ou correção ortografia @tveducacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário