Quando essa palavra é dita, faz-nos lembrar de corpos modelados, grandes e torneados, revelando apenas o benefício estético dessa prática e, em algumas vezes, os “boladões e boladonas” nem sempre estão saudáveis. Dessa Maneira, a musculação não deve ser realizada somente pelo fim estético, mas sim pela busca da qualidade de vida.
A musculação é um tipo de exercício resistido que possui como base de treinamento as variáveis controláveis – abordadas anteriormente – de volume, intensidade, intervalo e freqüência, tornando-a uma atividade física altamente versátil e que poderá ser utilizada para diversos objetivos que o praticante desejar, ou seja, adquirir resistência, hipertrofia (ganho de massa muscular), força e potência.
E qual benefício você terá ao praticar musculação? Na verdade não será um somente e sim vários. Alguns deles são: aumento da proteção dos ossos e articulações (densidade mineral óssea), manutenção da postura correta ou sua retificação (aumento da densidade muscular), aptidão cardiorrespiratória (afinal nosso coração é um músculo e o pulmão “funciona” através do diafragma, que também é um músculo).
Todos esses fatores são fisiológicos, ou seja, são relacionados ao corpo e ao seu funcionamento, porém existe também o bem estar psicológico que esse tipo de treinamento pode oferecer ao praticante, visto que você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas, que pensarão diferentemente de você e que, em sua maioria, acrescentarão algo novo em sua vida.
E sim! A prática da musculação ajuda a emagrecer. Como toda atividade física, a musculação aumenta a produção e o uso de energia. Mas o mais interessante seria associar o treinamento resistido ao aeróbio, pois essa união tende a melhorar a porcentagem de massa magra corporal.
Uma ótima semana a todos!
David Zacarias de Brito, prof.
Texto enviado por colaborador - sem edição ou correção ortografica
Nenhum comentário:
Postar um comentário