domingo, 6 de setembro de 2015

Emagrecer: uma luta após as festas



No período das festas, devido aos exageros na alimentação e falta de atividade motora – nela incluem-se as tarefas realizadas no trabalho – é comum que haja um aumento do peso corporal nos indivíduos após esse período, ou seja, a famosa gordurinha. Então você se pergunta: como faço para voltar ao meu peso normal? As únicas maneiras naturais de se reduzir o peso corporal serão alterando o consumo calórico, o gasto energético ou ambos, das seguintes maneiras:
1.    Diminuir o consumo alimentar abaixo da solicitação energética diária, ou seja, comer menos do que o seu corpo necessita para manter suas funções;
2.    Manter a alimentação, mas elevar o gasto energético com a utilização de exercícios físicos;
3.    Associar as duas formas, ou seja, alimentar-se menos, mas com muita qualidade (variedade de nutrientes) e aumentar o gasto energético com exercícios físicos regulares (como por exemplo, caminhar todo dia, aumentando a intensidade do exercício conforme você se adapta a ele).
A terceira opção é mais interessante, visto que nela você se alimentará normalmente sem passar fome com dietas mirabolantes e ainda praticará atividade física, já que ela é tão importante para se reduzir o percentual de gordura corporal como para sua qualidade de vida. Mesmo com essas dicas, o melhor a fazer é você procurar profissionais especializados, como um nutricionista para lhe prescrever a alimentação adequada e o professor de educação física para elaborar um treinamento específico para você. Só assim os resultados serão obtidos com sucesso.

David Zacarias de Brito, prof.


Texto enviado por colaborador - sem edição ou correção @tveducacao

VARIÁVEIS DO TREINAMENTO: O QUE SÃO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE FÍSICA




Em rodas de conversas com amigos, parentes e colegas de trabalho sempre surge uma pergunta muito intrigante a todos nós: qual o melhor exercício para emagrecer? Sabemos que qualquer atividade física leva o nosso corpo a sofrer modificações e, assim, o exercício deve ser escolhido de acordo com o objetivo desejado.
Para responder a essa pergunta vou recorrer ao tema da coluna passada, aonde vimos que o melhor exercício para se alcançar esse objetivo – o de emagrecer – são aqueles realizados durante um longo período de tempo, chamados de exercícios aeróbios. Mas para que qualquer atividade física seja eficiente, é necessário que alguns fundamentos para a sua elaboração sejam respeitados, e são chamados de Variáveis de Treinamento.
Então você se pergunta: o que seriam essas Variáveis de Treinamento? As variáveis de treinamento são aspectos de uma ou várias sessões de treinos que nos permitem planejar sua dinâmica, como volume, intensidade, freqüência e intervalo dos treinos. O volume é a variável que controla a quantidade de exercício realizado, como, por exemplo, realizar um volume de 10 km de corrida numa sessão de treino.  A intensidade, nessa mesma sessão de treinamento, seria a velocidade em que você percorre esses 10 km. Assim, a freqüência e o intervalo seriam, respectivamente, quantas vezes na semana você irá realizar esse mesmo treino e o descanso entre essas sessões.
Como as pessoas que estão acima do peso buscam a qualidade de vida e a manutenção da saúde, além da parte estética também, o ideal é a realização de qualquer atividade física de 3 a 4 vezes por semana, respeitando os intervalos entre as sessões – de acordo com o volume e a intensidade – para que o corpo descanse e se recupere para a próxima sessão.
Uma ótima semana a todos!

David Zacarias de Brito 

Texto enviado por colaborador - sem edição ou correção ortografia @tveducacao

Musculação e Emagrecimento



Quando essa palavra é dita, faz-nos lembrar de corpos modelados, grandes e torneados, revelando apenas o benefício estético dessa prática e, em algumas vezes, os “boladões e boladonas” nem sempre estão saudáveis. Dessa Maneira, a musculação não deve ser realizada somente pelo fim estético, mas sim pela busca da qualidade de vida.
            A musculação é um tipo de exercício resistido que possui como base de treinamento as variáveis controláveis – abordadas anteriormente – de volume, intensidade, intervalo e freqüência, tornando-a uma atividade física altamente versátil e que poderá ser utilizada para diversos objetivos que o praticante desejar, ou seja, adquirir resistência, hipertrofia (ganho de massa muscular), força e potência.
E qual benefício você terá ao praticar musculação? Na verdade não será um somente e sim vários. Alguns deles são: aumento da proteção dos ossos e articulações (densidade mineral óssea), manutenção da postura correta ou sua retificação (aumento da densidade muscular), aptidão cardiorrespiratória (afinal nosso coração é um músculo e o pulmão “funciona” através do diafragma, que também é um músculo).
Todos esses fatores são fisiológicos, ou seja, são relacionados ao corpo e ao seu funcionamento, porém existe também o bem estar psicológico que esse tipo de treinamento pode oferecer ao praticante, visto que você terá a oportunidade de conhecer outras pessoas, que pensarão diferentemente de você e que, em sua maioria, acrescentarão algo novo em sua vida.
E sim! A prática da musculação ajuda a emagrecer. Como toda atividade física, a musculação aumenta a produção e o uso de energia. Mas o mais interessante seria associar o treinamento resistido ao aeróbio, pois essa união tende a melhorar a porcentagem de massa magra corporal. 

Uma ótima semana a todos!

David Zacarias de Brito, prof.

Texto enviado por colaborador - sem edição  ou  correção ortografica

Hidroginástica: Vantagens e Benefícios


A hidroginástica é uma atividade física onde seus praticantes realizam exercícios dentro da água. Como ela possui as mesmas vantagens de qualquer outra atividade, como melhora da capacidade cardiorespiratória, a resistência e força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral e por também ser realizada no ambiente aquático, com a água na altura dos ombros, torna-se dessa maneira, uma das melhores atividades físicas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico, pois dentro da água o peso do corpo diminui em torno de 90 %, praticamente eliminando os impactos ocasionados nos músculos e articulações por outros tipos de exercícios.
Outra vantagem é que ela pode ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade, desde crianças até adultos, idosos, gestantes, atletas ou pessoas que estão se recuperando de lesões, já que é uma atividade onde os exercícios são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros.
Assim, a hidroginástica torna-se um grande meio para se ter uma vida saudável, já que praticar esportes e cuidar da alimentação em geral só trará benefícios para você.

Benefícios da hidroginástica:

·        É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição.
·        Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.
·        Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora.
·        Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares.
·        Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório.
·        Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos.
·        Melhora a flexibilidade das articulações.

Professor David Zacarias de Brito
Uma boa semana a todos – email profdavidesportesaude@gmail.com

texto enviado por colaborador - sem edição ou correção ortografica


ATIVIDADES FÍSICAS X PERÍODO DE SECA



A prática de exercícios físicos com baixa umidade relativa do ar poderá causar irritações nas vias respiratórias, bem como, outros riscos a saúde.
Alguns cuidados devem ser tomados nesse período:
·         Diminuir em 30% o volume e intensidade das atividades e exercícios físicos;
·         Hidratação constante durante os exercícios e atividades físicas, como também aumentar a ingestão de liquido diário (ajuda a diminuir a irritação na garganta);
·         Manter úmidas as narinas antes dos exercícios físicos, com algodão embevecido com soro ou utilizar gel a base de soro (farmácia) ou óleo de amêndoa;
·         Durante a noite colocar balde de água no quarto;
·         Tomar banho com a janela do banheiro fechada mantendo o vapor dentro de casa;
·         Molhar uma toalha de banho e deixar dentro do quarto (estendida em uma cadeira de plástico);
Durante esse período de seca é fundamental a hidratação para manter o sangue com uma densidade ideal para que o rim possa executar a função de filtragem do sangue.
A desidratação acontece internamente e a saúde poderá ficar totalmente comprometida. Prevenir é fundamental.

Professor David Zacarias de Brito
Uma boa semana a todos – email profdavidesportesaude@gmail.com

texto enviado por colaborador - se edição e sem correção ortografica



EXERCÍCIOS FÍSICOS COM IMPACTO



Aproveitando o tema da última edição sobre os benefícios do treinamento resistido (musculação), podemos reportar as questões dos exercícios com impacto.
Durante a execução dessas atividades as articulações recebem todo o impacto produzido e, dependendo do volume e intensidade, poderá ocorrer sobrecarga dessas articulações, com possibilidade de gerar lesões.
Por exemplo, em uma simples corrida, têm-se as passadas e entre elas uma fase aérea. Quando o pé entra em contato com o solo depois de uma fase aérea, transforma energia cinética (vôo) em energia potencial (contato); isso causa uma sobrecarga aproximada de cinco vezes o peso corporal, que é absorvida pelos membros inferiores (sobretudo os joelhos e os tornozelos) e coluna.
Por isso, há a necessidade do fortalecimento muscular progressivo, paralelamente às atividades e exercícios de impacto.
Dicas para minimizar o impacto: nunca correr com os pés descalços, correr na grama, usar um calçado apropriado, alguns exercícios isométricos, natação, hidroginástica, dentre outras.

Uma boa semana para todos.

 David Zacarias Brito prof.

texto enviado por colaborador sem edição ou correção ortografica

Exercícios de alongamento



O tema escolhido para essa semana ocorreu-me por mero acaso. Outro dia estava assistindo a um filme e, num determinado momento deste, o personagem principal se preparava para iniciar a básica corridinha matinal antes do trabalho. Enquanto conversava com o seu parceiro de corrida, ambos realizaram um aquecimento, ou seja, um exercício preparatório para uma atividade física: ALONGAMENTO.
O alongamento, atualmente, é um tema que vem sendo discutido amplamente pelos profissionais e estudiosos da Educação Física e vem se tornando um assunto muito controverso, dividindo opiniões. Alguns o defendem, podendo este ser realizado antes, depois ou, que fazê-lo, não é necessário, pois não foram comprovados cientificamente malefícios ou benefícios – somente como parte de treinamento de flexibilidade.
Entendo que o aquecimento deve ser realizado com o objetivo de se aumentar a amplitude do movimento para prevenir lesões, pois quanto maior a amplitude do movimento mais facilmente e corretamente o movimento poderá ser realizado. Essa amplitude se dá devido a uma elasticidade ótima da fibra muscular e o que fora comprovado cientificamente até agora é que esse aumento da elasticidade – consequentemente da amplitude de um movimento – ocorre através de aquecimento com atividade física progressiva, pois esta aumenta a irrigação sanguínea de um músculo e, assim, da elasticidade da fibra.
Nessa perspectiva, executar exercícios de alongamento antes do aquecimento, o que parece ser a teoria mais aceita entre os atletas, é indesejável, visto que essa atividade aumenta irrisoriamente a irrigação sanguínea.
Para ilustrar melhor, tomemos como exemplo um antílope fugindo de uma leoa que o estava caçando! Ele precisou alongar para sair correndo? Não, porque se ele fica esperando, a leoa consegue pegá-lo. Com a gente é a mesma coisa. Há milhares de anos nós éramos esse antílope e guardamos de nossos ancestrais basicamente a mesma estrutura muscular que temos hoje.
Assim, para iniciar uma atividade física, defendo que o aquecimento deve ser o mais próximo possível da atividade que será praticada, mas isso não significa que se você alongar antes irá se machucar. A lesão só ocorre quando a atividade física é realizada de maneira incorreta.
Uma ótima semana a todos!!!

David Zacarias de Brito, prof.

texto enviado por colaborador sem edição ou correção ortografica

A IMPORTÂNCIA DE UMA ATIVIDADE FÍSICA ADEQUADA PARA O EMAGRECIMENTO



Como vimos anteriormente, o pós-final de ano trás alguns descontentamentos as pessoas em relação ao seu peso corporal devido aos exageros na alimentação durante as férias. Nessa perspectiva, fornecemos três opções de como diminuir o peso extra que fora adquirido nesse período e sugerimos que a mais interessante seria aquela em que alimentação equilibrada e prática de atividade física andam de mãos dadas.
Em relação à alimentação, reafirmo que o melhor a fazer é procurar um nutricionista para que este prescreva a dieta adequada às suas necessidades diárias. Quanto à atividade física, explicarei suas nuances e posteriormente algumas dicas de exercícios.
Anteriormente, o aumento de peso corporal foi abordado na forma de acúmulo de gordura e não por causa do aumento de massa muscular. Assim, os exercícios escolhidos devem ser para diminuir esse acúmulo excessivo de gordura no corpo.
Existem dois tipos de exercícios: os exercícios de curta duração, chamados de anaeróbios e os exercícios de longa duração, chamados de aeróbios. Os exercícios anaeróbios são aqueles que utilizam como fonte primária de energia para produção de movimento um substrato chamado glicogênio, proveniente da degradação – sem presença de oxigênio – de carboidratos e não da gordura, tornando esse exercício desinteressante para a perda de peso. De modo contrário, a produção de energia em exercícios prolongados se dá pela oxidação (presença de oxigênio) de carboidratos e, predominantemente, de gordura (especialmente em atividades que ultrapassem os 20 minutos de duração, em intensidade baixa à moderada).
Dessa maneira, se você caminhar, correr ou nadar, entre outras atividades físicas, por um período superior a 20 minutos ininterruptamente, alguns dias da semana, aliada a uma alimentação saudável, a gordura acumulada no corpo com certeza diminuirá.
Vale lembrar que esses exercícios são somente dicas e que o melhor a fazer é sempre procurar um profissional da área para que este faça um acompanhamento da sua evolução, tanto física quanto alimentar.
Uma ótima semana a todos!

David Zacarias de Brito, prof.

texto enviado por colaborador, sem edição ou correção ortografica 
      

A Dança: Música, Ritmo e Movimento


A dança, como área de conhecimento da Educação Física, tem nela um aspecto lírico em seu orbe de expressividade. Ela, segundo pesquisadores, surgiu com a necessidade de manifestação do homem em relação aos fenômenos da natureza, com significado religioso de reverência, como também, acalmar a fúria dos deuses pertencentes a sua cultura de épocas históricas específicas.  A dança como manifestação artística é construída pela necessidade de expressão do ser humano. Sendo o ritmo corporal, o fator fundamental para essa expressividade subjetiva que se estabelece através da imagem e consciência corpórea, entrelaçadas com as capacidades físicas, cognitivas, perceptivas, como também, habilidades e competências motoras. Nosso corpo possui um ritmo impar nas próprias funções fisiológicas, na percepção de mundo, influenciado pelas dimensões psicológicas (sentimentos e emoções).
Portanto a dança, como atividade intermitente em sua apresentação, consome elevadas quantidades de energia, provocando adaptações cardiorrespiratórias satisfatórias. Para sua performance, a pessoa necessita desenvolver diversas capacidades físicas, bem como, uma refinada coordenação neuromuscular. É puro movimento.
Para completar essa tríade, a musica, que é uma conexão fabulosa com o ser humano, em seu contexto impar, traz benefícios à saúde com efeitos terapêuticos, segundo estudos realizados através da musicoterapia. Para Platão, “a música é a expressão dos sentimentos, é o remédio da alma”. Tem uma relação direta com a dança e a expressividade do homem.
Nesse sentido, a dança além de produzir benefícios fisiológicos, e ser uma atividade física prazerosa, em todo seu conjunto, também é terapêutica. O que estamos esperando?
Uma boa semana a todos.  Email

David Zacarias de Brito, prof

texto enviado por colaborador sem edição ou correcao ortografica


A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPORTÂNCIA



Quanto ao tema dado a essa coluna “Esporte e Saúde”, várias são as informações distorcidas pelos meios de comunicação que o senso comum, criou no esporte, uma visão reducionista envolvendo a Educação Física. O esporte é uma das áreas de conhecimento com a qual os profissionais da área atuam; temos também a ginástica, as lutas, jogos, brincadeiras e a dança, em que suas origens, como fenômeno sócio cultural, fundamentam-se na antropologia.
Em relação à saúde, estabelecem uma conexão direta das áreas de conhecimento da Educação Física com os benefícios fisiológicos para o corpo. Esquecemos, no entanto, os benefícios que trás nas dimensões sociais, psicológicas, quais se entrelaçam para o desenvolvimento das competências e habilidades determinando, assim, a capacidade de uma pessoa para atuar significativamente em seu contexto, cumprindo o seu exercício de cidadania.
Com uma visão formativa do ser humano, estabelecida através das áreas de conhecimentos da Educação Física, e como ciência do movimento, vislumbra a importância da construção do conhecimento motor desde a primeira infância. “O homem se fez pelo movimento e pelo movimento constrói”.
Todo repertório motor é desencadeado pelas brincadeiras, jogos. Esportes, exercícios, danças e atividades físicas gerais, e com essas, as dimensões sociais, psicológicas e fisiológicas, interagindo amplamente com o meio ambiente (realidade), criam-se situações propícias para o desenvolvimento das inteligências e criatividade do individuo.
É de conhecimento de todos os profissionais de educação física que o processo de desenvolvimento motor do ser humano, tem sua janela aberta para construção, com maior intensidade, dos 3 aos 12 anos de idade.
Em nosso País as aulas de educação físicas com especialista só são obrigatórias a partir do segundo ciclo do ensino fundamental. Atualmente nossas crianças não brincam mais nas ruas e parques, devido a uma série de problemas sociais (violência, trânsito, dentre outros), e com acesso as novas tecnologias, levam as famílias ter nos computadores e televisões, suas babas e brinquedos, transformando as crianças em craques do teclado, joystick e especialistas em relacionamentos virtuais, totalmente fora da realidade pela qual a humanidade foi construída.
Dessa maneira, a cultura corporal de movimento para benefício da qualidade de vida, desenvolvimento social, tecnológico e econômico fica comprometida.
A criança precisa brincar, jogar, experimentar tudo que é adequado para sua idade e maturidade.
Uma boa semana a todos.

David Zacarias de Brito, prof

Texto enviado por colaborador, sem edição ou correção ortografica


Trabalho e Saúde - Dica



No atual ritmo de vida, as pessoas se esquecem do equilíbrio que precisamos entre a atividade profissional e a manutenção da saúde. Para esse equilíbrio devemos organizar o tempo de trabalho, alimentação, exercícios físicos, família, amigos, estudo, lazer e descanso, bem como, exames médicos, odontológicos e avaliação física com uma freqüência voluntária preventiva não apenas quando se está doente. Portanto o primeiro passo é pensar em seu tempo, como está organizado e quais são as suas possibilidades de re-organização para buscar o equilíbrio.

Professor David Zacarias de Brito

Texto enviado por colaborador sem edicao ou correcao ortografica

A China e sua cultura

     Os alunos dos sextos anos da Escola Estadual Ana Mesquita Laurini trabalharam para trazer a sala de aulas a China, que faz parte do curriculo do segundo bimestre da SEE SP

      O professor de história e Geografia, trabalharam em conjunto para realizar as atividades< que foram:

- Experiências Gastronômica ; Arroz, chás, yakisoba
- Levantamento cultural:  como tranças, uso da seda, observação do jornal em Mandarim, produção de letras em madeira para estampar (imprensa e carimbo) 
- Objetos : Sombrinha, pipas, pólvora, porcelana

      Já professor de matemática Antonio, trabalhou o uso do  Ábaco Chinês

       O dia foi trabalhoso, mas muito gostoso, declararam os alunos 





@professorpaulo



Especiarias, uma experiência gastronomica

    

 Os alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, estudando as navegações promoveram uma Experiência  Gastronômica, onde foram apresentados comidas com temperos pouco conhecidos na cozinha doméstica brasileira, como: Cominho, Páprica, Páprica Vermelha, Salvia e um grupo de pimentas.

     De outro lado foram apresentados alimentos naturais nas américa que se espalharam e salvaram o velho mundo, como: Milho, batatas, etc



 



@professorpaulo